JUDÔ
"Eduquem os meninos e não será preciso castigar os homens"

Pitágoras.

A doutrina menciona as inumaras vantagens encontradas nas crianças que praticam o judô como esporte tais como: O emprego da energia do corpo e do espírito, o seu aprimoramento em novas áreas, aprendendo a conhecer-se melhor e desenvolvendo a disciplina, o respeito, educação, limite, hierarquia, musculatura, técnica, coordenação motora, agilidade e reflexo.
O judô não pode jamais ser considerado uma simples defesa pessoal, É um esporte individual que incentiva a criatividade, a competição, o dinamismo, o raciocínio e principalmente o senso de hierarquia e disciplina.
   
       
 
BALLET

Dançar e tão importante para uma criança quanto falar, contar, cantar ... o lugar para a dança é em casa, na rua na vida".

Maurice Bejar.

As atividades lúdicas em dança têm proporcionado diversos benefícios no que se refere aos aspectos físicos, emocionais, sociais e intelectuais. Dentro de seus programas técnicos correspondentes à faixa etária, as crianças são despertadas para os valores culturais e artísticos, aprendem a importância do cuidado com o corpo e com a saúde além da contribuição a formação de um senso crítico consciente no qual ele cresce compreendendo as suas ações particulares e coletivas no tempo/espaço em que atuam.
O ballet tem como benefícios físicos como: o aumento da resistência corporal, estética, postura e flexibilidade, além de contribuir para o equilíbrio emocional dentro de um desenvolvimento do indivíduo como um todo.

 
       
MINHA CASA, MEU MUNDO  

 
   
     

Cada casa é de fato, um mundo, onde a criança alicerça o seu desenvolvimento, onde se sente segura, amada e protegida. Por isso partimos dessa realidade mais próxima do universo da criança para estabelecer as relações educativas que pretendemos.
Neste semestre vamos trabalhar com o Projeto “Minha casa, Meu mundo”, tendo como objetivo levar a criança a reconhecer esse espaço, trabalhando sobre a idéia de casa, os diferentes modos de vida, a divisão em cômodos, as rotinas, seus habitantes, as normas de segurança em alguns espaços, como a cozinha; os diferentes materiais, entre outros aspectos.
Evidentemente, vamos muito além do “brincar de casinha”,  provocaremos as crianças a descobrir novas formas de olhar para aquilo que já conhecem.
O projeto “Minha casa, meu mundo” vai trazer à tona vários temas instigantes e motivadores, que permitirá aos alunos investigar sobre os acontecimentos ao seu redor, ou seja, o mundo em que vive. Um dos temas da atualidade no mundo será sobre o aquecimento global e seus efeitos sobre o planeta Terra.

 

Educadoras: Nutricionista Maria Filomena Lombardi
, Sabrina e Lisiane – Jardim A

   
       
  JARDIM B  
   
 

“Com arte – Magia das dobraduras e poemas”.

No mês de abril a turma do Jardim B começou seu novo projeto com muita animação e curiosidade. Trabalhando com dobraduras e poemas, descobrimos o quanto é divertido dobrar papeis coloridos e perceber que o papel ganha uma nova forma, um novo desenho. Dramatizamos a poesia da casa onde mora Vovó Vilma, nome escolhido pelos alunos da turma. Observe o grupo realizando esta atividade. Aguardem que novos personagens irão chegar para fazer parte deste mundo mágico que poesia nos oferece.

“Talvez uma das funções mais importantes da arte consiste em conscientizar os homens da grandeza que eles ignoram trazer em si”
( André Malraux ).

Educadora Clarice

 
       
MUNDO MUSICAL  

 
   
     

Os pequenos do Mini-Maternal da Educadora Amanda, estão desenvolvendo os sentidos, dando ênfase a audição e a linguagem musical.  Isto vem acontecendo através de canções.
Estes momentos são organizados de forma bastante lúdica, onde as crianças cantam brincando ou brincam cantando.
São realizadas brincadeiras cantadas livres ou dirigidas, com cantigas e músicas preferidas das crianças.
Os pais também participam do projeto, dando sugestões das letras que seus filhos gostam de escutar e cantar.
As cantigas e brincadeiras cantadas têm um imenso valor educativo, pois desenvolvem no grupo a socialização, a coordenação motora ampla, a percepção áudio visual e o raciocínio lógico.
Durante o “Projeto Mundo Musical” são exploradas atividades gráfico-plásticas onde a criança pode expressar sua criatividade através da arte, experimentando vários tipos de texturas e ao mesmo tempo desenvolvendo sua motricidade fina e ampliação espacial.
Os jogos e brincadeiras infantis são partes integrante da rotina diária das crianças, proporcionando o prazer e a imaginação do faz - de -conta.
Venha conosco viajar neste mundo musical...

Educadora Amanda

   
       
  Projeto “ARCA DE NOÉ”  
   
     
 

A Educadora Denise junto com a sua turma de Maternal 1, está trabalhando o projeto referente aos animais.
 Os animais despertam nas crianças um grande interesse, pois marcam presença no seu cotidiano, como nos desenhos animados, livros, histórias e jogos. Tendo também um importante caráter de identificação de suas vivencias pessoais e sociais.
Para dar início ao trabalho, foi solicitado aos Pais que enviassem um bichinho de brinquedo de seu filho dentro de uma embalagem.
A professora contou a história da Arca de Noé, em outro momento às crianças abriram as embalagens e identificaram os bichinhos, suas características básicas e os colocaram dentro de uma arca confeccionada pela professora com a ajuda das crianças.
A arca permanecerá na sala de aula para que as crianças possam explorar os bichinhos ali colocados.
Aproveitando a história será trabalhada também a questão da convivência em sala de aula, respeitando o espaço de cada um, onde serão abordadas as diferenças entre as pessoas e como conviver com elas.
Apreciem as fotos do nosso trabalho.

Educadora Denise
 
       
       
 
 
Rua Nova York, 130 Auxiliadora - Fone ( 51 ) 3342.0387 / 3325.6513
E-mail construindoosaber@construindoosaberrs.com.br